O site da Revista National Geographic construiu uma lista com 9 das mais raras espécies de animais do nosso planeta. Confira!
Panthera pardus orientalis: Leopardo-de-Amur
O Leopardo-de-Amur pode ser encontrado na região de Primorye, na Rússia, e é uma rara subespécie de leopardo. Um censo realizado em 2007 datou entre 16 e 20 adultos e 5 a 6 filhotes. Está criticamente ameaçado de extinção pela International Union for Conservation of Nature (IUCN).
Dicerorhinus sumatrensis: Rinoceronte-de-Sumatra
O rinoceronte-de-Sumatra está em perigo de extinção, com uma população estimada em menos de 275 indivíduos. O risco de extinção está fortemente relacionado ao comércio ilegal de seus chifres.
Gorilla gorilla gorilla
Esse primata vive nos bosques montanhosos das planícies do centro-oeste do continente africano. Pesquisas desde a década de 1980 sugerem que a caça comercial e surtos do vírus Ebola estão por trás de números decadentes da espécie na África.
Burramys parvus: Rato pigmeu australiano
Este é o único mamífero australiano que vive em ambientes alpinos. Sua população vem diminuindo severamente devido à fragmentação e destruição de seu habitat, por causa da construção de resorts e estações de esqui, principalmente.
Crocodylus mindorensis: crocodilo filipino
Este é um crocodilo de água doce relativamente pequeno. É um réptil que habita lagos, lagoas, pântanos e outros corpos de água doce. Porém, seu habitat vem sendo convertido em plantações de arroz. Além disso, é alvo de pesca e de caça destrutiva, que usa dinamites como método para captura.
Geronticus eremita: ibis-eremita
Esta ave pensava-se estar extinta, até ser redescoberta no deserto sírio perto de Palmyra, em 2002. As principais ameaças à esta espécie são a caça e o declínio de seu habitat.
Agalychnis moreletii: Rã de Morelet
Esta rã pertence a uma das espécie das quais os cientistas preveem o declínio de mais de 80% nos próximos 10 anos. É uma espécie nativa do México e em algumas partes da América do Sul e é ameaçada, principalmente, pela destruição de seu habitat e por doenças causadas por infecção fúngica.
Dryococelus australis: Bicho pau da ilha de Lord
Esta é mais uma espécie que se pensava estar extinta, por volta de 1920, em decorrência da introdução de ratos em sue habitat, na Ilha Lord Howe, entre Austrália e Nova Zelândia. Porém, em 2001, essa espécie de bicho-pau foi redescoberta a 22 quilômetros de sua ilha de origem, num paredão de rochas chamado de Ball’s Pyramid.
Addax nasomaculatus: Antílope-branco
Cientistas estimam que existem cerca de 300 indivíduos na vida selvagem criticamente ameaçados. Sua população diminui expressivamente devido à caça, pressão antrópica por parte do turismo. Hoje em dia é encontrado somente em Niger, na África. [National
Leia mais em http://misteriosdomundo.com/9-dos-animais-mais-raros-da-terra#ixzz2rilBcOai
Nenhum comentário:
Postar um comentário